[ENTREVISTA] CONHEÇA TODOS OS DETALHES DE UMA PESQUISA SOBRE COMPRA E VENDA DE CAMINHÕES NA INTERNET

Programa Na Estrada - Rádio Bandeirantes

Entrevista com o Diretor de classificados do Mercado Livre Caio Ribeiro.

Ana Nery: Tudo bem Caio seja bem-vindo.

Caio Ribeiro: Tudo ótimo Ana, e com você?

Ana Nery: Tudo ótimo. Caio antes de falarmos sobre o feirão, vamos contar um pouquinho a respeito dessa pesquisa para o nosso ouvinte entender um pouquinho como é que o próprio caminhoneiro está buscando a sua principal ferramenta de trabalho, que é o veículo, que é o caminhão. Com quantas pessoas vocês fizeram essa pesquisa?

Caio Ribeiro: Olha Ana, temos feito essa pesquisa anualmente e a gente repetiu durante o mês junho com 727 pessoas que estão de alguma maneira ligada ao segmento de venda de caminhões, são pessoas que estão anunciando, já anunciaram ou estão buscando um caminhão na plataforma do Mercado Livre e responderam perguntas do questionário sobre hábitos de consumo de caminhões. E tivemos algumas descobertas bastante interessantes para podermos compartilhar hoje com os seus ouvintes.

Ana Nery: Legal. Qual a principal descoberta que vocês obtiveram especificamente nesta última pesquisa?

Caio Ribeiro: O que a gente percebeu é que existe uma serie de caminhoneiros que estão no momento de troca de caminhão, 49% ainda não possui um caminhão e pretende comprar, quer dizer, ele pode ter vendido o caminhão anterior dele ou pode efetivamente estar entrando em um negócio novo e comprando um caminhão para começar a trabalhar.

Ana Nery: Então quase metade dos entrevistados está buscando um caminhão?

Caio Ribeiro: Exatamente, quase metade desses entrevistados estão buscando um caminhão e quase a totalidade deles, 89% desses caminhoneiros pretendem comprar um caminhão seminovo, ou seja, não vai buscar um 0 km, então é muito aquecido esse segmento de venda de caminhões seminovos ou usados. Nesta intenção de compra quase metade, 42% desses interessados em comprar um caminhão vão fazer isso no médio curto prazo, seis meses a um ano é o espaço que eles estão planejando para fazer essa compra.

Venda de caminhões no mercado livre

Ana Nery: E existe uma explicação porque que eles preferem um seminovo, pelo valor, por exemplo?

Caio Ribeiro: O que a gente tem visto, não necessariamente nesta pesquisa, mas em pesquisas anteriores, é que o seminovo acaba gerando um custo benefício bastante alto para esses comprador, e muitas vezes consegue ter acesso a um produto mais sofisticado, de potência maior eventualmente e com um valor que é muito mais acessível que se fosse comprar um 0 km. E quando se fala de venda de caminhões, que acaba sendo um veículo que roda bastante, que tem uma capacidade que foi gerada pra rodar muito mais que um veículo leve, esses benefícios acabam sendo ainda maiores já que ele vai ter um desconto importante na hora que for comprar um caminhão ai com um ano de uso, dois ano de uso, e que vai continuar rodando e vai apresentar um desempenho muito parecido com um 0 km.

Ana Nery: E em relação ao valor, a pesquisa também perguntou a esses interessados qual o valor que eles pretendem desembolsar na compra desse caminhão seminovo?

Caio Ribeiro: Isso, o que a gente observou foi que 71% dos interessados planejam investir entre 50 a 100 mil reais na compra de um caminhão, então 70% em média desses interessados irão ficar nessa faixa, pretendem investir 50, 100 mil reais. A minoria 34% pretende financiar, então neste caso tem uma parcela de indecisos, e nos outros 25% pretendem comprar à vista então muito provavelmente tem esse recurso da venda do caminhão anterior para poder fazer a compra à vista.

Ana Nery: Especificamente sobre a venda de caminhões, quais são os aspectos mais importantes que eles citaram na escolha de um caminhão, e quais as marcas mais procuradas Caio?

Caio Ribeiro: O que acabamos percebendo é que a conservação, o estado geral desses caminhões, ele é uma das mais importantes muito mais do que o ano ou a quilometragem, como que ele está hoje em termos de desempenho, se ele teve uso intensivo, se ele está apresentável para poder servir ao próximo dono e a possibilidade de peça no mercado junto com a potência do motor, então esses três fatores, do estado geral do caminhão, a disponibilidade de peças, a potência do motor são os atributos de quem está buscando um caminhão disse que valorizam na hora de fazer essa compra. A gente costuma fazer um ranking anual, e o que percebemos é que esse ano a Mercedes Benz teve 28% da preferência de quem está buscando um caminhão, a Scania veio em seguida com 23%, a Volvo com 18% e a Volks com 16% das preferências das marcas dos sonhos dos caminhoneiros.

Ana Nery: Existem razões para isso?

Caio Ribeiro: São basicamente os principais atributos que eles valorizam de cada uma delas, a Volvo está associada a modelos inovadores com melhores motores e melhor design, a Volkswagen com preços melhores e caminhões conhecidos, a Mercedes Benz está relacionada atributos como a história da marca, o serviço dos pós-vendas e também com caminhões conhecidos e a Scania está oposta ao preço na verdade, mas muito mais próxima da história da marca, assim como o serviço de pós-venda e o bom design associado também ao motor que ela tem. Então foram essas fortalezas que cada marca apresentou aí para fazer esse ranking e a Mercedes Benz lidera.

Ana Nery: Agora Caio vamos falar sobre o Feirão que começa hoje, você tem números de disponibilidade de veículos, quanto tempo vai durar esse feirão?

Caio Ribeiro: Isso, ele começa hoje e vai até o dia 10 de julho, já é a segunda edição desse feirão, tivemos muito sucesso na primeira edição do segundo semestre do ano passado, onde a gente traz uma série de lojistas e de concessionárias com as ofertas mais fortes do momento que cada um deles tem e ficam disponíveis em uma área exclusiva no site, onde podem ser consultadas por todos os usuários. Para essa edição estamos prevendo cerca de 15 a 16 mil ofertas de venda de caminhões de todas as marcas, e o que temos visto, e esperamos que tenha de novo, é que muitas promoções e preços atraentes sejam colocados pelos nossos clientes lojistas e concessionárias, para de fato fazermos uma queima de estoque e vendermos bastante que é algo que eles estão buscando que ajuda muito na promoção do feirão.

CONTEÚDO VIP

Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações, artigos e dicas.

Ana Nery: Vocês utilizam esses dados das pesquisas para oferecer mais, para mostrar para os lojistas e eles oferecerem esses tipos de veículos que são os mais procurados, o tipo de pagamento para que haja uma sinergia, diria assim, entre o que está sendo oferecido e o que está sendo buscado?

Caio Ribeiro: Sim, a gente costuma num trabalho junto com os nossos clientes concessionários e lojistas, dar uma série de recomendações em relação ao que é mais buscado, qual o tipo de busca que o usuário faz no Mercado Livre e que com isso ele consiga orientar o processo de compra, porque efetivamente ele faz compra pra depois revender esse veículo de uma maneira mais assertiva, então esta pesquisa, por exemplo, detalhada em relação às quais são os hábitos do caminhoneiro, quais são as marcas preferidas, o que ele valoriza, por exemplo, a gente não cometa nessa pesquisa, mas uma prática muito importante é o uso do vídeo, o vídeo tem sido cada vez mais usado nos classificados online como uma forma de dar ainda mais realidade, ele é muito mais, pela própria característica, dinâmico que uma foto onde você vai conseguir oferecer uma experiência pra esse potencial comprador muito mais próxima da realidade, então temos visto também a respeito do vídeo em todos os anúncios que são colocados no Mercado Livre e imagino que será igual na próxima edição do Feirão, onde vamos contar com muitos anúncios com vídeo para ter uma experiência mais real para esse comprador.

Ana Nery: E para o nosso ouvinte caminhoneiro que está aqui ligado no Na Estrada, como ele acessa o portal para conseguir encontrar cerca de 15 mil ofertas que estarão disponíveis a partir de hoje Caio?

Caio Ribeiro: Na página principal do Mercado Livre.com vai ter um banner com a indicação para esse Feirão, mas se quiser entrar diretamente na página de ofertas é só colocar o link http://ofertas.mercadolivre.com.br/feiraocaminhao, com isso já entra diretamente na página de ofertas onde ele vai ter todos os filtros por região, por característica, por marca, por modelo e vai poder encontrar aí a oferta que mais se encaixa com o que ele está buscando.

Ana Nery: Brasil inteiro?

Caio Ribeiro – Isso Brasil inteiro, a ideia é que a gente está trazendo lojistas que possam oferecer uma oferta para todas as regiões do Brasil.
Ana Nery – Legal, então antes de finalizarmos Caio, você pode entrar no site do Mercado Livre.com e lá acessar pelo banner do feirão de venda de caminhões ou por esse endereço, você pode repetir?

Caio Ribeiro: Claro, http://ofertas.mercadolivre.com.br/feiraocaminhao

Ana Nery: Está ótimo então, Caio Ribeiro, Diretor do Mercado Livre Classificados, conversando conosco aqui a respeito do comportamento do caminhoneiro, seus interesses a respeito da compra de um novo veículo, baseado nesta pesquisa que está sendo divulgada em primeira mão aqui no Na Estrada e é claro falando também a respeito do feirão que começa hoje segunda feira dia 27 e vai até o dia 10 julho. Algo que queira acrescentar Caio?

Caio Ribeiro: Ana, realmente agradecer esse espaço, um espaço cada vez mais usado, tanto para quem está buscando um caminhão quando para quem quer anunciar, então também fica a própria recomendação para quem está buscando trocar de caminhão pode contar com o Mercado Livre fazendo um anúncio do seu caminhão e rapidamente e gratuitamente, a gente oferece anúncios gratuitos nas categorias de classificados do Mercado Livre em três minutos com o nosso aplicativo, tanto para fazer anúncio quanto para buscar a gente oferece uma experiência muito mais rica através do aplicativo pelas características que ele tem e está disponível tanto para Android quanto pra plataforma da Apple do Iphone para que quiser baixar.

Ana Nery: Está ótimo então Caio, muito obrigada com atenção com a Rádio Bandeirantes até uma próxima.

Caio Ribeiro: Até uma próxima, grande abraço Ana, obrigado.


O programa Na Estrada, transmitido pela Rádio Bandeirantes e apresentado pela Ana Nery, vai ao ar às 5h da manhã, de 2ª a 6ª feira, em São Paulo, pelas rádios AM 840 e FM 90,9.

Você também pode ouvir o programa de qualquer lugar do Brasil e do mundo, baixando o aplicativo para celulares Android ou na Apple Store.

Quer ouvir o áudio completo desta entrevista? É só dar o play logo abaixo 😉