[ENTREVISTA] COMO CALCULAR MELHOR O VALOR DO FRETE

Programa Na Estrada - Rádio Bandeirantes

Entrevista: Como calcular o valor do frete
Cristiano Bueno, dono do canal Vlog 8 Rodas do You Tube

Ana Nery: Hoje nós vamos falar com o Cristiano Bueno, caminhoneiro, dono do canal Vlog 8 Rodas do YouTube.

É um caminhoneiro que estuda bastante a profissão, não só executa como dá dicas, diversas dicas, para os companheiros de profissão.

A gente já conversou recentemente com o Cristiano e hoje o tema que nós vamos abordar com ele aqui é sobre como calcular melhor o valor do frete.

O Cristiano vai dar algumas dicas para o nosso colega caminhoneiro de como ele deve calcular melhor o frete, e é claro algumas ferramentas para isso.

Valor do frete

Ana Nery: Tudo bem Cristiano? Seja bem vindo novamente.

Cristiano Bueno: Tudo bem Ana como você está?

Ana Nery: Estou ótima.

Cristiano Bueno: Você tocou em um assunto delicado que é o frete, o cálculo do frete.

Normalmente e principalmente o pessoal que trabalha por tonelada chega ao posto, agenciador ou transportadora, isso com referência ao autônomo ou pequeno transportador que serve a grandes transportadoras que acaba tendo o frete na mão dela e ela repassa por às vezes não ter condições.

Isso vai entrar demanda de quantidade de carga e quantidade de caminhões que tem na região entendeu, então é o livre comércio.

É o negócio que eu sempre friso que ele deve investir no que é saudável só que a gente que está no outro “lado da moeda” que é o caminhoneiro, o transportador, ele não pode esquecer que o veiculo tem um custo fixo e você tem os custos variáveis, hoje o maior custo é o óleo diesel.

Na minha concepção eu trabalho, lembrando que eu trabalho com um caminhão leve um caminhão ¾, então o método de cálculo simplificado existe variáveis que você contesta.

Se você procurar a matemática do frete se você procurar na internet vai encontrar diversos, tem um amigo meu José Augusto Dantas que tem um site que auxilia quem não quer fazer a conta, com essa conta exata de quais são os custos que você tem de um caminhão.

Ana Nery: E depois de você calcular os seus custos aí você tem que negociar o que vai ter de lucro, ou seja, o frete total.

Você também cita no seu vídeo algumas ferramentas que podem ajudar o caminhoneiro, quais são essas ferramentas?

Cristiano Bueno: Sem dúvida hoje a primeira ferramenta é o próprio Google ou um site chamado www.mapeia.com.br, que mostra a rota, os caminhos que você pode fazer para diminuir custo, porque as vezes você pega determinada roda que tem três estradas, três caminhos diferentes que pode diminuir o custo de pedágio, mesmo que o cliente pague o pedágio você pode ganhar a concorrência honestamente, sem prejudicar ninguém pegando a rota que tem menos pedágio.

Você vai agradar o seu cliente indo pelo caminho que tem menos pedágio não desviar de pedágio você está pegando uma rodovia que não é pedagiada ou que tem praça de pedágio mais barata são essas variantes.

A segunda ferramenta é a calculadora.

Você vai pegar e fazer a base do seu cálculo para saber quanto que custa a viagem, por exemplo, onde custa 1 mil reais o diesel você precisa cobrar 3 mil reais de frete, e alguns falam assim: eu preciso trabalhar, tudo bem você tem prestação, precisa trabalhar, mas lembre-se que quando você rodar com o seu caminhão não tendo lucro você nunca mais vai recuperar esse lucro.

E o desgaste e prejuízo do caminhão, porque ele já foi, o caminhão já comeu a parte dele, quem ficou sem ganhar nada, sem ter uma boa remuneração, ou uma remuneração justa foi o dono do caminhão ou caminhoneiro vamos dizer assim.

Ana Nery: Aí a parte principal que é a negociação com o embarcador, você pode dar algumas dicas de sucesso na hora da negociação, na conversa com o embarcador, como mostrar os seus custos, como chegar a um acordo no valor do frete e também é claro equilibrar com o mercado.

Cristiano Bueno: Pode mostrar, por exemplo, a qualidade para o seu cliente, que você fica conhecido por essa qualidade o cliente também vem atrás de você, o frete vem atrás de você, transportadores respondem isso para você, essa qualidade.

Mas eles cobram essa qualidade, e nós pequenos também podemos aprender com os grandes e todos viverem em harmonia porque um é interdependente do outro, todos nós dependemos um do outro para funcionar a engrenagem, para a coisa funcionar. A dica é tentar negociar.

Ana Nery: Legal, para encerrarmos então Cristiano dê as informações do seu canal no YouTube para o nosso ouvinte caminhoneiro poder te acompanhar também por lá.

Cristiano Bueno: Tudo bem Ana, o meu canal lá é Vlog 8 Rodas, é só procurar, colocar Cristiano Bueno também na procura do YouTube que você vai me encontrar, e também pelo assunto Calculando um Frete você vai chegar no que eu falei, já coloquei vários vídeos sobre o assunto e eu aprendi com o pessoal ler os comentários, porque tem gente que entende, gente perguntando, muitas respostas de que eu não falei está lá e eu respondi pra uma pessoa tirei uma dúvida e vira até um debate legal nos comentários de cada vídeo que eu coloco lá.

Ana Nery: Legal, muito obrigada Cristiano Bueno até uma próxima.

Cristiano Bueno: de nada Ana até.

CONTEÚDO VIP

Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações, artigos e dicas.


O programa Na Estrada, transmitido pela Rádio Bandeirantes e apresentado pela Ana Nery, vai ao ar às 5h da manhã, de 2ª a 6ª feira, em São Paulo, pelas rádios AM 840 e FM 90,9.

Você também pode ouvir o programa de qualquer lugar do Brasil e do mundo, baixando o aplicativo para celulares Android ou na Apple Store.

Quer ouvir o áudio completo desta entrevista? É só dar o play logo abaixo 😉