[ENTREVISTA] 25 MIL PESSOAS RESPONDEM O QUE É IMPORTANTE NA HORA DE COMPRAR UM CAMINHÃO

Programa Na Estrada - Rádio Bandeirantes

Comprar caminhão: pesquisa com 25 mil pessoas.

Entrevista com o Diretor de classificados do Mercado Livre Caio Ribeiro.

Ana Nery: Muito bom dia Caio como vai?

Caio Ribeiro: Bom dia Ana, muito bem obrigado um prazer falar com você e seus ouvintes.

Ana Nery: Prazer é nosso. Caio qual foi o resultado principal que vocês obtiveram com essa entrevista, foram 25 mil pessoas entrevistadas para falar sobre a compra de caminhões, qual foi o resultado principal que vocês obtiveram com esse levantamento?

Caio Ribeiro: Olha Ana acho que o principal foi primeiro a grande adesão a essa pesquisa, de longe foi à pesquisa que tivemos maior número de respondentes, nós costumamos fazer no Mercado Livre uma série de pesquisas nas categorias onde a gente é bastante atuante e em caminhões e nessa pesquisa específica 25 mil pessoas responderam.

É bastante coisa, ela inclusive dentro de um dado estatístico representa o comportamento desses compradores e vendedores de caminhões, não só no Mercado Livre, mas até nacionalmente eu poderia dizer e o principal ponto que chamou atenção é quando esse comprador de caminhão faz uma busca, o que a gente tende a acreditar é que o preço é o principal motivador, e não foi esse o caso.

76% dos respondentes apontam que o estado geral do caminhão seguido pela disponibilidade de peças no mercado são mais importantes que o preço que é o terceiro colocado com 61%.

Então esse foi um dado importante que a gente pôde observar, além disso, 96% das pessoas que estão buscando por um caminhão utilizam a internet para pesquisar sobre marcas e modelos, então basicamente um mercado como um todo, quase que 100%, usam a categoria de classificados de internet para buscar esse caminhão.

Um dado importante para quem está fazendo negócio com caminhão sabe que precisa estar bem representado nesse segmento online e também em relação ao valor que esse potencial comprador de caminhões está disposto a investir a grande maioria, estamos falando de um segmento que tem valores mais altos, mas 55% desses consumidores se situam ai entre 51 e 100 mil reais que está disposto a investir na compra de um caminhão

Então estamos falando de um valor bastante alto, mas que existem caminhões mais altos, mas principalmente por estarmos falando do segmento de caminhões usados esse principal fato de compra de caminhões.

Ana Nery: Caio, vocês também questionaram esses internautas a respeito do valor investido, a gente sabe que a internet é muito utilizada também para comparação de preços acho que até o principal motivo quando a gente procura um produto qualquer que seja ele há a comparação de preços, isso eles responderam também, como eles comparam preços e como eles investem e quanto hoje o caminhoneiro está investindo na média para comprar caminhão?

Caio Ribeiro: Quando a gente faz pesquisas mais generalistas no Mercado Livre sobre as atitudes desses usuários no Mercado Livre, basicamente ele usa a nossa plataforma para três coisas:

  • para comprar ou encontrar a oferta do que comprar;
  • para anunciar o seu veículo;
  • e para fazer busca de preços.

Então vocês está correta, uma grande ação das pessoas que acessam o Mercado Livre é fazendo uma busca por preços, principalmente no segmento onde você acaba tendo caminhões, veículos que podem chegar a meio milhão de reais quando você fala no segmento de novos caminhões e dos mais sofisticados.

E ai acabamos fazendo umas das perguntas da pesquisa que era:

Quanto esse comprador de caminhão estaria disposto a investir na compra de um caminhão?

Então basicamente nós identificamos um intervalo de 50 a 300 mil reais onde:

  • 55% dos compradores estão dispostos a investir entre 51 mil a 100 mil reais;
  • 31% entre 100 mil a 200 mil reais;
  • 9% entre 200 mil a 300 mil reais;
  • 4% acima de 300 mil reais.

Respeitando um pouco também a pirâmide de capacidade de investimento desse caminhoneiro.

Comprar caminhão Scania

Ana Nery: O interessante também nessa pesquisa é que vocês perguntaram também sobre as marcas, e houve um resultado bem interessante que eles apontaram quais são as marcas preferidas de caminhões.

Caio Ribeiro: Isso. É bastante interessante, porque a gente acaba fazendo uma evolução da marca preferida, da marca de desejo dos caminhoneiros, e:

  • a Mercedes Benz acabou se destacando com 32% da preferência desses caminhoneiros, bastante à frente do segundo colocado que é;
  • a Volvo que ficou com 19%;
  • a Volkswagen e a Scania seguidas muito próximas com 18 e 17% de preferência;
  • e acaba depois tendo outras marcas como Ford, Iveco e Hyundai que tiveram aí números menores, 5, 4 e 3% da preferência do caminhoneiro.

Então a Mercedes realmente se destacou assumiu o primeiro lugar no pódio com a preferência dos caminhoneiros.

Ana Nery: Está certo então, antes da gente encerrar eu gostaria que você falasse da experiência, que vocês também pesquisaram de fazer compras pela internet que foram respondidas por estes internautas.

Caio Ribeiro: Esse é outro dado bem interessante Ana, que quando perguntado como foi a experiência de quem já usou o Mercado Livre e plataformas de classificados para comprar caminhão ou anunciar o seu veículo nós tivemos um número de 95% das pessoas avaliaram como positiva ou muito positiva essa experiência

Então o que nós podemos contatar é que a evolução do digital dos sites especializados de classificados de internet também está ajudando esse comprador e esse anunciante a ter uma experiência bastante proveitosa e ágil que ajuda a economizar muito tempo.

Hoje você acaba fazendo toda a pesquisa que precisa fazer e chegando ao ponto de venda, a loja ou até o próprio anunciante pessoa física com muito mais informações e decidido do que você está buscando

Então foi algo que a gente comemorou também aqui os 95% de avaliação positiva, muito positiva de quem usa a internet para fazer essa busca.

Ana Nery: Está certo então, o site www.mercadolivre.com né?

Caio Ribeiro: mercadolivre.com/veiculos você encontra ofertas de veículos leves, pesados e até motos que também são oferecidos dentro da plataforma do Mercado Livre classificados de veículos.

Ana Nery: Você falou também sobre o aplicativo do Mercado Livre, que serve tanto para você procurar quanto para vender, colocar seus próprios produtos, seu caminhão, fotografar e colocar o veículo a venda.

Caio Ribeiro: Perfeito, é importante você ter citado, os aplicativos tanto para plataforma Android quando para plataforma do IOS do Iphone já tem um número bastante importante de acessos e downloads.

Através deles você pode tanto encontrar o que você está buscando, o caminhão, quanto fazer um anúncio do seu próprio caminhão, inclusive gratuitamente por 30 dias e se fizer sentido pro caminhoneiro ele tem uma experiência bastante fácil e ágil, para quem está buscando ou anunciando o seu veículo.

Ana Nery: está ótimo então. Conversamos aqui no Na Estrada de hoje com o Caio Ribeiro que é diretor do Mercado Livre classificados, conversando conosco a respeito dessa pesquisa que foi feita pelo site em relação aos compradores e vendedores de caminhões. Caio muito obrigada mais uma vez pela atenção com a Rádio Bandeirantes um bom dia para você.

Caio Ribeiro: Obrigado Ana, bom dia para você e todos os seus ouvintes.

CONTEÚDO VIP

Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações, artigos e dicas.


O programa Na Estrada, transmitido pela Rádio Bandeirantes e apresentado pela Ana Nery, vai ao ar às 5h da manhã, de 2ª a 6ª feira, em São Paulo, pelas rádios AM 840 e FM 90,9.

Você também pode ouvir o programa de qualquer lugar do Brasil e do mundo, baixando o aplicativo para celulares Android ou na Apple Store.

Quer ouvir o áudio completo desta entrevista? É só dar o play logo abaixo 😉