POR QUE TER UM EXCELENTE SERVIÇO DE TRANSPORTES NÃO ADIANTA NADA… DE UM CONSULTOR QUE JÁ FALOU COM CENTENAS DE TRANSPORTADORAS

Serviço de Transportes

Nunca pense em simplesmente fazer o frete para o seu cliente, ao invés disso, coloque-se no lugar do embarcador.

Isso desafia o senso comum, porque a maioria dos transportadores de carga acredita que se tiverem um excelente caminhão, e entregarem a mercadoria no prazo combinado, já terão alcançado a excelência.

A verdade é que a grande maioria destas empresas não estão fazendo lucro algum. E o motivo para isto é que o dinheiro só pode ser extraído de valor, e o valor deriva de algo maior que simplesmente levar um produto do ponto A para o ponto B.

Quando você mira em ter um serviço de transportes, você acaba ficando cego pelo ato de fazer fretes, e esquece da coisa mais importante – resolver um problema do seu cliente de forma plena.

Hoje com 38 anos, posso te dizer que na maior parte da minha vida, eu acreditei no pensamento lógico, pra mim tudo era uma linha reta e eu mirava minhas metas de forma objetiva.

Depois de anos dando murro em ponta de faca, eu comecei a perceber que a maioria das minhas vitórias tinham acontecido de forma indireta.

Quase todas as minhas conquistas foram acidentais. Elas foram subprodutos indiretos criados tentando alcançar outra coisa.

Foi como se meus acidentes tivessem mais sucesso do que meus planos.

Um belo exemplo disso é o Frete com Lucro, hoje em dia são mais de 40 mil acessos no site todos os meses, mas há 3 anos atrás esse site sequer existia, ao invés disso o que eu tinha era uma ferramenta de controle financeiro para transportadores.

Ao tentar buscar formas de divulgar esse produto, eu criei o blog, que acabou se tornando muito maior do que a ideia original.

Agora você deve estar se perguntando:

Mas como isso pode acontecer? Esse padrão se repete no serviço de transportes?

Essa ideia me fascinou, e se tornou a minha obsessão.

Eu usei muito tempo nestes últimos anos, tentando encontrar respostas, foram incontáveis horas de discussão com meu amigo Thiago Rodrigues, uma enorme lista de livros lidos, documentários assistidos.

Até que um dia a ficha caiu!

A resposta está na natureza!

Olhe ao seu redor, perceba que a natureza nunca se move em linhas retas, isso é coisa da lógica humana.

A natureza cria uma ordem perfeita do caos, porém a lógica humana cria o inverso: o caos da ordem.

O foco da natureza é o pensamento indireto, sempre se move em ângulos, e é muito boa no que faz e, vamos combinar… não dá pra discutir com a natureza, não é mesmo?

Você deve estar pensando que eu sou um louco, mas a verdade é que esta descoberta mudou minha perspectiva de tudo.

Eu estava cego, e agora, finalmente eu podia enxergar tudo claro como um céu ensolarado.

Eu comecei a aplicar este conceito com meus clientes de consultoria, e estas empresas de transporte começaram a ter resultados fantásticos.

O foco parou de ser simplesmente no frete, e passou a ser em todas as outras “pequenas” coisas ao redor.

Pare, e pense por um momento:

Quanta coisa acontece num relacionamento entre você e o embarcador, que vai além de fazer o frete?

Perceba detalhes que só dizem respeito a este cliente, e que você poderia utilizar para trazer muito mais valor para o relacionamento.

Pra te ajudar a refletir a respeito, quero te trazer aqui 3 exemplos que vivenciei junto a clientes e parceiros:

1º Exemplo: O serviço profissional além do frete:

Imagine que sua transportadora trabalhe com lotação, mas com entregas itinerantes, de algum tipo de equipamento, que precisa ser instalado no cliente deste embarcador, antes que ele possa ser efetivamente usado.

Agora imagine que, além de fazer o serviço de transporte, você pudesse oferecer a este embarcador a possibilidade do seu motorista e ajudante instalarem este equipamento no cliente.

Essa ação:

  • Pouparia tempo do cliente do embarcador, que não precisaria esperar uma nova equipe chegar até o local para fazer a instalação
  • Pouparia tempo (e provavelmente dinheiro) do embarcador, porque não precisaria contratar uma 2ª equipe para realizar o serviço
  • Tornaria a sua transportadora praticamente sem concorrência no mercado, o que faria o embarcador pensar 10 vezes antes de trocar sua empresa por outra
  • Agregaria valor nos seus serviços, permitindo que você cobrasse um valor mais justo pelo frete

2º Exemplo: A consultoria para o seu cliente

Quantas vezes você se deparou com situações nos processos do seu cliente, nas quais estava claro para você que existiam dezenas de melhorias?

Você estava lá para fazer o serviço de transportes, mas percebeu que se fosse possível mexer em 2 ou 3 coisas os custos deste embarcador poderiam cair 5% a 10%?

Casos assim são muito mais comuns do que você imagina, e aí chega o momento de você ser o consultor deste cliente, mostrando a ele (de forma estruturada) as oportunidades de ganhos no processo e consequentemente maior rentabilidade.

3º Exemplo: A consolidação inteligente da carga

Se você trabalha com serviços de transportes de cargas tipo lotação, de mercadorias cujo volume completa o baú do caminhão, mas nunca o peso bruto total, já pensou em consolidar a carga com mercadorias pesadas de pouco volume?

É como se você tivesse uma carga de cerâmica no piso do semi-reboque, e por cima uma carga de espuma, ou de colchões.

Imagine que em uma consolidação de cargas deste tipo, é possível cobrar um valor de frete que seja satisfatório aos 2 clientes embarcadores, e ao mesmo tempo dê uma margem de lucro interessante para você.

Estes são apenas 3 exemplos, mas te garanto que existem dezenas, ou centenas de outras possibilidades.

Assim como na natureza, é este caos de ideias, possibilidades, variações, tentativas com erros e acertos, que traz a harmonia que você tanto busca, ou seja, um serviço de transporte lucrativo.

Porém, apesar de tudo o que descrevi acima serem situações brutalmente verdadeiras, que aconteceram comigo e meus clientes, elas sozinhas podem não surtir o efeito que você espera.

A natureza de um serviço de transporte rentável é mais profunda, e depende de outras variáveis, igualmente importantes.

Eu gravei um vídeo, onde falo em detalhes sobre como você pode percorrer esta jornada rumo ao sucesso.

E ainda mais importante… Eu te mostro como você pode alcançar estes resultados ainda mais rapidamente do que eu consegui, aplicando a metodologia que eu aprendi durante estes anos com serviços de transportes.

Você pode assistir gratuitamente o vídeo aqui: http://bit.ly/2GqcYBk

Se você gostou deste artigo que escrevi, vai adorar este mini treinamento gratuito.

Um grande abraço e nos vemos do outro lado.
– Ed