[MATERIAIS] MODELO DE PROPOSTA COMERCIAL MATADORA

papel rasgando

Como você está se saindo com sua empresa de transportes? Tem clientes o suficiente para lhe dar bons fretes, com os quais você paga suas contas e lhe sobra um bom dinheiro?

Se esta é a sua situação eu honestamente fico muito feliz por isso, tenho certeza de que existem sim empresários do ramo e transportadores autônomos que não têm do que reclamar.

Entretanto, eu sei que esta não é a situação da maioria das pessoas e empresas que atuam com transportes.

Por este motivo acredito que você esteja pensando em diversas formas de conseguir novos clientes.

Independente da forma como você irá chegar até este cliente, é importante que você apresente uma proposta comercial, que tenha uma apresentação bacana do seu trabalho.

Baseado nisso, eu resolvi disponibilizar gratuitamente um modelo de proposta comercial para empresas de transportes apresentarem aos seus possíveis clientes.

MATERIAIS GRATUITOS
MODELO PRONTO DE PROPOSTA COMERCIAL PARA TRANSPORTADORAS

O que deve constar numa boa proposta comercial?

Uma proposta comercial deve chamar a atenção do cliente, tanto no aspecto visual quanto de conteúdo.

É uma das primeiras formas de contato com seu novo cliente, senão a primeira, e por isso você precisa caprichar.

A proposta deve explicar com clareza e objetividade quais são as suas intenções com aquela empresa, e porque eles deveriam confiar a você os serviços de frete.

Os itens indispensáveis em uma boa proposta comercial são:

1. Capa da proposta

A capa da proposta é onde você coloca a logomarca da sua empresa, e uma breve descrição de suas intenções com aquele possível cliente.

É importante escrever na capa o nome do diretor ou gerente que irá ler a sua proposta, isso valoriza este profissional, e traz pessoalidade para o documento.

2. Índice da proposta

Relacionar os tópicos da proposta em um índice demonstra organização e também uma visão prévia do que será encontrado no documento.

3. Introdução

É onde você apresenta o documento, uma forma de ambientar o leitor sobre o que vem à frente.

Na introdução você não se aprofunda no tema, apenas abre a porta para o leitor conhecer as suas intenções e sua empresa.

4. Solução proposta

Um cliente quer ler soluções, por isso você deve apresentar como irá resolver os problemas dele, mostrando características desta fórmula, e quais as vantagens que ela oferece.

5. Valores dos fretes

A apresentação dos valores que você pretende cobrar pelo frete tem que ser feita da forma mais clara possível.

É importante tentar entender como este possível cliente já trabalha com outras empresas de transporte, para mostrar uma precificação que pareça familiar a ele.

6. Informações da empresa

O seu possível cliente precisa formar uma ideia na cabeça de como a sua empresa é, e contar um pouco da história do negócio, como foi no início e como vem crescendo, ajuda nesta contextualização.

7. Veículos

Saber quais são os veículos que você pode disponibilizar para este cliente é muito importante.

Se você possui veículos mais novos, melhor ainda, porque assim o cliente pode entender que haverá menos manutenções e, consequentemente, menos atrasos nas entregas.

8. Seu nome

Pessoas se identificam-se com pessoas, e não com empresas.

Se você fizer um contato pessoal não precisa colocar esta parte na proposta.

Agora se você vai apenas enviar esta proposta por e-mail, então é fundamental que a pessoa que irá ler este documento saiba quem é você.

Faça uma descrição sobre você que possa ajudar na venda dos seus serviços.

Você deve colocar a sua experiência no ramo e a quantos anos já faz isso. Uma coisa legal é colocar gostos pessoais e hobbies, as pessoas se identificam com isso.

9. Dados cadastrais

Informações cadastrais permitem ao cliente saber que você tem uma empresa constituída, com endereço e telefone fixo.

Você deve saber, tanto quanto eu, que o transporte pode envolver valores absurdos das cargas, passando as vezes de milhões de reais.

Mesmo tendo as cargas seguradas, a empresa cliente não quer passar por transtornos, prefere negociar com empresas que confiam.

10. Contato

Coloque nos contatos o máximo de informação possível, como telefone fixo, celular, WhatsApp, além do seu site (se houver) e e-mail.

Tome o cuidado para não colocar telefones que você quase não usa, porque o cliente poderá tentar falar contigo e, se não conseguir, ficará com uma impressão ruim da sua empresa.

Conclusão

Uma proposta comercial feita de forma caprichada é meio caminho andado para você conseguir o cliente que tanto deseja.

Use tempo com este assunto, faça o seu melhor, e você com certeza irá colher os frutos 😉

(crédito da apresentação: soap.com.br)

CONTEÚDO VIP

Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações, artigos e dicas.