[ENTREVISTA] APRENDA A FAZER CORRETAMENTE O ANÚNCIO NA INTERNET DO SEU CAMINHÃO, E AUMENTE AS SUAS CHANCES DE VENDE-LO MAIS RÁPIDO!

Programa Na Estrada - Rádio Bandeirantes

Ana Nery: Hoje é dia de falar de anúncio na internet. Você que quer vender o seu caminhão ou outro produto, porque não, talvez as dicas possam ser semelhantes.

Vamos falar desse assunto com o diretor de classificados do Mercado Livre Caio Ribeiro.

Caio, quais são as principais dicas para que se anuncie um veículo principalmente um caminhão na internet?

A gente fala isso principalmente por ser um veículo grande que têm muitos detalhes pra que o interessado possa observar, então primeiramente gostaria que você passasse as principais dicas.

Caio Ribeiro: Legal Ana, primeiro parece jargão, mas é bastante importante informar que na hora de anunciar o seu caminhão, o anunciante se preocupe com as fotos que vai tirar então aquele jargão de que “uma imagem vale mais que mil palavras”, na internet ela é bastante verdadeira.

No Mercado Livre nós valorizamos as fotos e devido a isso temos 14 espaços para que sejam colocadas fotos variadas desse caminhão e um vídeo, então é importante que sejam usadas, se não todas, mas grande parte dessas fotos.

Recomendo que pelo menos seis fotos e se possível um vídeo curto de até dois minutos em um ambiente claro, com o caminhão limpo e de preferência que seja mostrado em todos os ângulos, uma foto frontal, das laterais, da traseira, do motor, do interior desse veículo e do odômetro.

O vídeo pode ser tanto um vídeo que mostra o dono, ou aquelas pessoas mais tímidas, podem fazer um vídeo apenas mostrando o caminhão.

Então é muito importante se preocupar com as imagens e a onde essas imagens irão ser tiradas, assim como o vídeo.

Anúncio na internet

Ana Nery: Em relação às partes do caminhão você diz todos os ângulos, é importante, por exemplo, fotografar a placa, chapa, os pneus, o volante, ou somente imagens de um todo do veículo?

Caio Ribeiro: Não Ana, é bem importante que não apenas o exterior seja mostrado, mas os detalhes, por exemplo, os pneus são itens que geram um investimento bastante grande, por isso é importante tirar fotos do pneu para que de alguma maneira você consiga mostrar:

  • o estado desses pneus;
  • o interior desse veículo;
  • como o estofamento está;
  • como é o painel;
  • se existe algum tipo de computador de bordo ou;
  • acessórios que foram colocados nesse painel;
  • o odômetro com a quilometragem;
  • o motor.

Todo o tipo de detalhes que vão melhorar a imagem desse veículo em um anuncio na internet é bastante importante que seja retratado:

  • para choques;
  • grades frontais.

Para que de fato você use esses fatores, espaços, ou grande parte deles, para mostrar a individualidade desse veículo, lembrando que um veículo semi novo ele é único, diferente de um veículo 0 km que basicamente você tem alguns modelos.

Então ele precisa e recomendamos que fosse retratado com essa individualidade que o veiculo semi novo vai ter.

CONTEÚDO VIP

Coloque seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações, artigos e dicas.

Ana Nery: A respeito da descrição, você falou bastante das imagens do vídeo, mas também há espaço, quando você vai publicar alguns itens para venda, o espaço para descrição. Uma descrição longa, uma descrição curta, texto, tópicos, quais são as orientações?

Caio Ribeiro: O que nós temos, na hora que você faz o anuncio, são as funcionalidades, as características desse veículo, são caixinhas que o anunciante vai assinalando para que elas apareçam depois da publicação do anuncio.

Como cada uma das características desse veículo, por isso durante o anuncio é importante que todos os detalhes sejam descritos para que o anuncio seja o mais completo possível.

Além disso, existe uma parte dentro da descrição que é um campo livre, que aceita texto e algumas imagens, para os mais experientes que queiram colocar essas imagens, e nesse espaço o que nós recomendamos é que seja contado, não de uma maneira longa, mas completa:

  • o que é aquele veiculo, por exemplo, único dono;
  • qual finalidade foi usado;

Porque nós acreditamos muito na transparência desse anuncio, porque como costumamos a dizer, o seu concorrente que anuncia está um “Q” de distância, então quanto mais único e original for, mais segurança e relevância esse anuncio vai ter.

E na hora do possível comprador entrar em contato e for verificar o veículo, o que ele irá encontrar será exatamente aquilo que ele pode observar na internet.

Ana Nery: Estamos falando com a pessoa que está interessada em vender, mas quem está interessado em comprar também tem algumas dicas, por exemplo, não efetuar a compra pela internet, mas conhecer o caminhão depois de ter visto as imagens, o vídeo, a descrição, efetivamente comprar só depois que obtiver informações sobre concretas do veículo e dos documentos?

Caio Ribeiro: Sem dúvida, tem as dicas tanto para quem está comprando tanto para quem está vendendo.

Primeiro o preço, em um mercado que você tem diversas ofertas é importante que quem esteja anunciando entenda qual é o preço competitivo daquele e quem está comprando lembrar que não existe milagre.

E que principalmente está se falando de um veículo de custo maior, como o caminhão, então deve se entender muito bem se o preço retrata aquilo que está sendo anunciado, depois como você mencionou jamais fazer nenhum pagamento ou depósito antes de conhecer pessoalmente o veículo e o vendedor e checar a documentação.

E também para quem está vendendo, pois vale lembrar, pois é uma expectativa do comprador, que esse atendimento seja feita de maneira muito pronta, então através do nosso aplicativo ou e-mail, tem como o vendedor responder rapidamente, e rapidamente me refiro há minutos e não há horas.

As perguntas desse eventual comprador, e também estar à disposição para atender uma ligação, já que cada vez mais nossos usuários acessam o site dos seus dispositivos móveis muitas vezes de telefones e que portanto, tendem a fazer cada vez mais ligações e não perguntas pra esses vendedores.

Ana Nery: Ta ótimo então Caio muito obrigada mais uma vez pela atenção com a Rádio Bandeirantes até uma próxima.

Caio Ribeiro: Até uma próxima, obrigado.


O programa Na Estrada, transmitido pela Rádio Bandeirantes e apresentado pela Ana Nery, vai ao ar às 5h da manhã, de 2ª a 6ª feira, em São Paulo, pelas rádios AM 840 e FM 90,9.

Você também pode ouvir o programa de qualquer lugar do Brasil e do mundo, baixando o aplicativo para celulares Android ou na Apple Store.

Quer ouvir o áudio completo desta entrevista? É só dar o play logo abaixo 😉